“Anti-GAFA” (Google, Apple, Facebook e Amazon), é um termo que está a ser utilizado para enfatizar a verdadeira paranóia que há na Europa, especialmente na Alemanha e em França, com o poder das companhias tecnológicas norte americanas.
"Por que razão as Googles, as Apples, as Facebooks e as Amazons são norte-americanas e não europeias? Estará a Europa condenada a ser o continente da regulação, deixando para os Estados Unidos o estatuto do campeão da inovação?", perguntou João Marques de Almeida neste artigo.
Acredito que está paranóia não seja proveniente apenas do medo daquilo que é o poderio concorrencial das gigantes norte-americanas, existe também o receio da espionagem digital, pois, segundo Snowden, estas empresas recolhem quantidades maciças de dados pessoais em todo Planeta que estão ou estiveram à disposição da NSA.
A regulamentação é muitas das vezes o bode expiatório dos interesses políticos e económicos. Outras das vezes, nem isso. A Europa até tem uma politica de inovação mas a verdade é que, não existem empresas com um historial inovador e com a mesma magnitude destas gigantes, porque será? a culpa é da demasiada regulamentação? A resposta é complexa, e se a tivesse, não caberia na brevidade destes parágrafos.
Comentários
Enviar um comentário