O estudo da pobreza, consumo e bem estar constituiu o fundamental do trabalho de Angus Deaton, o mais recente laureado com o prémio de ciência económicas em memória Alfred Nobel de 2014 e foram precisamente estas as áreas sublinhadas pela academia de ciências sueca na justificação para o prémio que lhe atribuíram.
Angus Deaton, presentemente professor de Economia e Assuntos Internacionais, nos EUA, mais concretamente na Universidade de Princeton, formou-se em Cambridge, Reino Unido. Nasceu na Escócia e tem dupla nacionalidade (britânica e norte americana).
Segundo o próprio, as suas áreas de interesse neste momento referem-se aos estudo das determinantes da riqueza em países ricos e pobres, assim como a medição da pobreza na Índia e pelo mundo.
Angus Deaton sublinha, na sua página de perfil em Princeton, que mantêm um interesse duradouro na análise de inquéritos aos agregados familiares.
Ligações para os trabalhos de Angus Deaton:
Angus Deaton procurou compatibilizar os conhecimentos micro ao nível dos rendimentos e consumo com análise macroeconómica conferindo-lhe utilidade na definição de políticas económicas. O seu trabalho é reconhecido com otendo várias aplicações práticas diretas, nomeadamente na avaliação da eficácia de medidas de combate à pobreza ou na definição e avaliação do sistema fiscal, como seja ao nível do impacto dos impostos sobre o consumo e sobre o rendimento dos indivíduos.
Convidamos os nossos leitores a visitar a página dos prémios nobel na qual está disponível uma breve entrevista justificativa do prémio atribuído ao mais recente laureado em economia.
Fonte economiafinancas
Comentários
Enviar um comentário