Eduardo Cintra Torres publicou no blog Malomil um artigo que promete. Com continuação já previsto, o 1 artigo estabelece o objectivo de relatar seis semanas de reportagem nas zonas controladas pela UNITA em 1983 e começa por delinear as primeiras impressões de um jornalista português no terreno. Eu li e recomendo (link), Aqui fica excertos que achei no mínimo intrigantes:
"Alguns camaradas de trabalho também me olharam de lado, lembro-me de um que virou a cara, e, alguns desprezaram-me porque eu tinha feito um trabalho jornalístico do “lado errado” da guerra angolana."
"Encontrámo-nos com cinco prisioneiros, cinco pessoas cujo crime era não serem bem angolanos: quatro portugueses, ou luso-angolanos, que viviam nas terras de ninguém por escolha própria, e um cabo-verdiano. Tenho uma memória incerta sobre o episódio, mas registo que Savimbi desprezava aqueles homens e não se fez fotografar com eles."
"Savimbi era um bom orador de massas, mas não extraordinário. Ou teriam as massas que o ouviam a sabedoria de aderir apenas o suficiente para continuarem vivas?"
Comentários
Enviar um comentário