1.º de Abril - Dia da Mentira


Quando pequenino, a palavra mentira era um motivo legitimo que dava direito a uma bofetada bem dada pelo membro mais velho da família ou não, presente no ato da pronuncia de tal palavra. Era quase crime lá em casa.

Segundo os entendidos na matéria a origem da palavra MENTIRA é: do verbo mentir, que deriva do latim mentiri (dizer falsidades), que por sua vez provém do verbo mentior.

Por que 1º de Abril é Dia da Mentira?
Antiga tradição romana foi mantida graças a uma confusão de calendários
“De acordo com a versão mais difundida sobre a origem das brincadeiras de 1º de Abril, o Dia da Mentira (ou Dia dos Bobos) teve origem no fim do século 16, com a adopção na Europa do calendário gregoriano. Instituído pelo papa Gregório XIII em 1582, ele marcava o começo do ano em 1º de Janeiro. No início, a mudança gerou confusão. Por teimosia ou desconhecimento, muitos europeus continuaram brindando o novo ano na data antiga, e os trotes de 1º de Abril teriam como mote esse equívoco.

Antes de Gregório, o calendário mais aceito era o juliano. Criado no ano 45 a.C. pelo general e estadista romano Caio Júlio César (101 a.C.-44 a.C.), ele estabelecia que o início do ano coincidia com o equinócio de primavera, entre 20 e 21 de Março. Mas, na Europa medieval, nem mesmo o calendário juliano era seguido por todos. Muitas aldeias e paróquias celebravam o ano novo na festa da Anunciação, em 25 de Março. Outros esticavam o ano velho até 31 de Março e só comemoravam o réveillon em 1º de Abril. O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos, é celebrado no dia 1º de Abril e é uma data... alguns chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas em... Origem do Dia da Mentira.

A mentira tão banalizada pela conivência humana e social tem seus aspectos prejudiciais. Filósofos, psicanalistas e até a Bíblia sagrada ... us detesta a mentira. A Bíblia diz em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”

Sobre o assunto veja este artigo.

Comentários