Depois das "reservas" dos EUA e do UK, o principal candidato da oposição, Muhammadu Buhari, ganhou as eleições presidenciais na Nigéria por 2,57 milhões de votos, de acordo com resultados oficiais anunciados hoje.
Muhammadu Buhari foi um antigo general, de 72 anos, autor de um golpe de Estado em 1983, de etnia Peul, originário do norte de maioria muçulmana, reivindicou a vitória e prometeu desembaraçar os nigerianos da corrupção, considerada como um dos priores problemas da primeira potência económica de África.
O seu adversário mais próximo, o Presidente cessante Goodluck Jonathan, de 57 anos, do Partido Democrático Popular (PDP, no poder), obteve 12.853.162 votos (44,96%) na eleição, realizada no sábado e domingo.
Acho que os senhores da guerra já esperavam este resultado e não devem ver com bons olhos a origem do norte do antigo general que chegou a ser ditador.
O Quartz fez um excelente artigo onde aponta cinco coisas que Muhammadu Buhari deve fazer (pedir desculpas, afirmar-se, avaliar, articular, atacar), o que acabou por acontecer (recomendo vivamente a leitura).
Comentários
Enviar um comentário