O veto do PR... pre-análise!


O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca vetou o Diploma referente ao Novo Estatuto dos Titulares de Cargos Políticos... diga-se de seu particular interesse!

Ora, devemos ter atenção a essa atitude, para melhor compreendermos as coisas e seu impacto.
Tratou-se de um documento aprovado UNANIMEMENTE no Parlamento Caboverdeano, ou seja: Todas as forças Politicas aí representadas disseram SIM.

Nunca os mesmos pensando que o Povo se manifestasse massivamente ante tamanho desaforo, quando existem questões de clara e evidente pertinência, andaram a fazer um jogo "manso" de apreciações, onde se destacam deputados que, aclamavam como uma medida a ter frutos para mais reforçado contributo dos titulares de cargos políticos para com o estado e propiciando isenção e funcionalidade, isto quando estes quadros vissem reconhecidas as "devidas condições".

Passando paragrafo, o Povo mostrou a força e eis que; grande parte dos parlamentares mudou de discurso, eliminou "post's" nas redes sociais, falou adocicando o Povo. A pele de Camaleão assentou bem no Ulisses Silva que tentou agora mostrar-se a bem e pró bem dos Caboverdeanos.

Para melhores apreciações houve uma análise cuidada do impacto do movimento popular... o PR calou-se e, bem... o seu estatuto obriga-lhe a ser comedido no expressar público mas, esse calar pergunto eu: - Não estaria a avaliar de fundo o impacto da manifestação? Não estaria a analisar os condimentos constitucionais que lhe permitiam sair bem visto na foto?
Pois bem, vetou!

Agora o diploma regressa ao Parlamento, será alvo de reapreciações (reparem que Ulisses agora diz-se parceiro do Povo ao querer reavaliar o documento), quem gritou pelo Povo (mesmo que contra sua pessoal vontade) agora é bem visto e, o PR ficará a aguardar que lhe seja creditada novas e boas condições a um estatuto que ele não mais poderá vetar (segundo leis constitucionais), gozando de a partir de então de regalias e da ilusão de que esteve com o Povo.
Um abre olhos às vezes é importante para que se perceba que tolos não andam nas ruas nem se sentam à mesa:

  • contestar contra o Governo por isso é crime. A ambição foi de todos os parlamentares enquanto representantes eleitos da Nação;
  • pensar que Ulisses está em defesa dos caboverdeanos é ilusão... mas ganha na benesse de não ter assento no Palácio da AN sem que, com isso seja lembrado como lider do MpD;
  • acreditar que o PR Jorge Carlos Fonseca esteve a pensar nos seus conterrâneos quando tomou a decisão é não saber os meandros das leis e ficar "no aguardo" do que daí poderá sair.

Antes de Políticos, todo o ente é um membro de sua Sociedade... 
ubi jus ubi societas... ibi jus ibi societas
Aclamando por mais Justiça Social.

Comentários