9 sinais de que indica possivel estado de depressão



Devemos estar sempre vigilantes, pois, pior que ter um problema é não sentir que o temos.

1 - Passar muito tempo remoendo situações difíceis
 É normal ficar triste depois de um acontecimento negativo, como uma separação conjugal ou a perda do emprego. Mas, a tendência de supervalorizar esses acontecimentos pode ser um sinal que merece atenção.

2 - Atividades que antes eram prazerosas perderam a graça
 Pessoas depressivas têm a capacidade de sentir prazer reduzida. Além disso, elas tendem a se enxergar como alguém sem valor, indesejável ou inadequado, que se irrita com facilidade e tem crises inexplicáveis de choro.

3 - A redução do prazer atinge a libido
 Muitos pacientes com depressão se queixam de redução do interesse pelo sexo e do prazer sexual. Muitas vezes, isso resulta da própria apatia em que a pessoa se encontra, tomada pela fadiga e pela sensação de perda de energia.

4 - Diminuição do aproveitamento profissional
 Lentidão de raciocínio, e até de movimentos, fazem parte dos sintomas da depressão. Pode haver dificuldades de memorização e de concentração.

5 -Insônia ou muito sono e cansaço
 Os sinais físicos da depressão também incluem alterações no sono. Alguns pacientes se queixam de falta de sono, já outros, reclamam que, mesmo dormindo por várias horas, se sentem cansados, apáticos e sem energia.

6 -Falta de apetite ou apetite exagerado
 Alterações do apetite fazem parte dos sintomas fisiológicos da depressão. No geral, se percebe uma perda no apetite, mas alguns pacientes podem apresentar aumento da fome.

7 - Passar muito tempo de luto pela morte de um ente querido
 Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da APA (Associação Americana de Psiquiatria), a tristeza decorrente do luto pode indicar transtorno depressivo quando se prolonga por mais de duas semanas. Muitos profissionais brasileiros, contudo, consideram normal um período de luto de até seis meses.

Fique atento aos sinais, caso persistam os sintomas por mais de duas semanas, procure um especialista. Só ele pode pode fazer o diagnóstico seguro.

Fonte: Contioutra

Comentários