Três países da CPLP estão em alvoroço




Três países da CPLP estão em alvoroço (mais que os outros), dois são PALOPs. Há quem especule que toda a instabilidade na CPLP é fomentada pelos Anglo-Saxônicos que temem o potencial económico dessa comunidade.

Por um lado a Guiné-Bissau, onde o parlamento foi suspenso por falta de condições de segurança. Tudo começou com a saga Mário Vaz Vs. Domingos Simões Pereira. É triste de constatar, mas parece que, desde sempre (pondo de parte a variada e inevitável ingerência estrangeira), toda a instabilidade desse país advêm de um só partido (PAIGC) e das suas lutas internas, isto deveria ser inadmissível num país dito democrático.

O grande país da marrabenta é o outro que nos deixa a todos preocupados. Dês da luta para a independência que se matam ou se tenta matar pessoas proeminentes nesse país Africano, desta vez o contemplado foi, um deputado, Secretário-geral da Renamo do maior partido da oposição, Manuel Bissopo (até então parece que "só" esta ferido), estranhamente as balas só têm olhos para alguém da oposição ou que se opõem.

Na Terra do Samba a Presidente da república, Dilma Rousseff vai prestar depoimento numa investigação de corrupção. Mas calma, a senhora Presidenta vai depor como testemunha de defesa de Eduardo Valadão Gonçalves, envolvido num esquema de subornos nomeado pelos investigadores da Operação Zelotes. A Presidenta não é alvo da investigação e poderá depor por escrito, segundo a decisão do juiz Vallisney Souza Oliveira, do Décimo Tribunal Federal de Brasília.

Comentários