Acabou-se o «crescimento» “à maluca”?

Um pouco no seguimento do, "será este o fim do neoliberalismo?"
Para pensar e refletir.



"Last Call examina as previsões e impacto de um dos livros ambientais mais importantes e controversos de todos os tempos, The Limits to Growth, publicado há quatro décadas. Em 1972, a publicação do livro abalou o mundo, vendendo 30 milhões de cópias em 30 idiomas , e marcou um ponto de viragem no pensamento sobre o meio ambiente.

Preparado para o Clube de Roma, o livro foi baseado no trabalho de uma equipe de jovens cientistas do MIT que criou o primeiro modelo de computador para analisar a interação com o tempo de crescimento exponencial com recursos naturais finitos. Sua principal mensagem foi que a pegada humana , se nada for feito, iria crescer além da capacidade de carga do planeta em uma base sustentável. Eles concluíram que a humanidade tem de se adaptar aos limites do planeta ou superação de riscos, o que poderia resultar no colapso dos sistemas de suporte global e degradação humana. 

Suas conclusões estimulou amplo interesse e debate, mas não muita ação para evitar transbordamento. Quatro décadas depois, os autores sobreviventes do The Limits to Growth e mentores do livro se reuniram para avaliar as suas previsões anteriores, atualização de onde estamos hoje, e apresentar o que temos de fazer agora para evitar o colapso ecológico global nas próximas décadas.

Apoiado por imagens de arquivo e outros materiais, Last Call fornece insights provocantes sobre as razões fundamentais por trás das crises ecológicas e econômicas globais em curso, e uma visão de um mundo mais futuro de esperança, se comprometer com medidas adequadas, antes que seja tarde demais."

Comentários