Top 10 das empresas mais admiradas do mundo em 2014
Todos os anos a Fortune realiza um estudo que revela a lista das empresas mais admiradas do mundo e os resultados podem ser surpreendentes.
O estudo indica nove momentos de avaliação que passam pelo caráter inovador, pela responsabilidade social, pela gestão dos recursos humanos, pela qualidade na gestão ou ainda pelo equilíbrio financeiro.
Então vamos ao top:
1. Apple
Neste caso a admiração que o mundo tem pela Apple é inquestionável. A multinacional assume o primeiro lugar das empresas mais admiradas há oito anos consecutivos, sendo que em 2014 a gigante de Steve Jobs atingiu o máximo valor de mercado conseguido até então. Este feito deveu-se ao fato da empresa ter batido o record das vendas de iPhones.
2. Google
Inovação é a palavra de ordem da Google, que faz dela a segunda empresa mais admirada do mundo. Sempre na vanguarda do que se faz de melhor neste setor, a Google consegue parte do seu sucesso através dos inúmeros formatos publicitários que rentabiliza juntos dos investidores.
Na calha, estão vários projetos que prometem continuar a merecer a atenção e admiração dos consumidores.
3. Berkshire Hathaway
Não é das empresas mais conhecidas aos olhos dos portugueses, mas subiu um ponto no ranking das empresas mais admiradas do mundo face a 2013. Liderada por Warren Buffet, a multinacional investe em vários setores, seja ferroviário, bancário ou mesmo em gastronomia.
4. Amazon.com
A Amazon é conhecida a nível mundial como a gigante do e-commerce, com mais de 88,8 biliões de receita no mercado, sendo que nos últimos tempos tem apostado muito na moda feminina. No entanto, os planos de crescimento não se ficam por aqui, tendo anunciado recentemente a intenção de produzir e adquirir 12 filmes para lançar nos cinemas. Um caminho que certamente contribuirá para solidificar a sua posição de quarta empresa mais admirada do mundo.
5. Starbucks
Há pelo menos 66 países em que já é possível vaguear na rua com um café da multinacional Starbucks na mão. Com mais de 22 mil lojas abertas, a cadeia de retalho vai de vento em popa, crescendo de ano para ano. Só o ano passado o crescimento foi de 5%, tendo a empresa feito um esforço acrescido para chamar novos clientes com a introdução de novos produtos.
6. Walt Disney
Walt Disney? Sim, é mesmo verdade. A Walt Disney é a sexta empresa mais admirada do mundo e, se pensarmos bem, faz todo o sentido. Bob Iger, o CEO, faz de tudo para oferecer um elevado nível de experimentação, oferecendo um conjunto de alternativas que fazem da marca um conceito único. A utilização de tecnologias inovadoras oermitem que locais como a Disney World, por exemplo, sejam autênticos lugares de sonho. Um caminho talhado para o sucesso.
7. Southwest Airlines
Noutras paragens mas ainda “nas nuvens”, surge em sétimo lugar a Southwest Airlines. Esta empresa tem vindo a ganhar terreno ao longo dos anos, sendo que em 2014 inaugurou novas rotas. Os preços baixos dos combustíveis também ajudaram ao equilíbrio financeiro.
8. American Express
Quem não conhece o American Express? A empresa de cartões de crédito não tem mãos a medir com as parcerias que cria, sendo também um forte exemplo de inovação e de uma excelente gestão de proximidade com o cliente. Apesar de ser uma empresa admirada e bem posicionada, já se fez saber que existe a probabilidade, em 2015, de redução de postos de trabalho.
9. General Electric
Quase a chegar ao fim, em nono lugar, surge a General Electrics. A empresa histórica tem como objetivo aumentar o seu investimento a nível internacional, estando por isso a segmentar-se noutro tipo de mercados. Brevemente teremos notícias sobre os novos projetos.
10. Coca cola
Em último lugar da lista, e com lugar sempre reservado nestes tops, aparece a Coca Cola. Apesar de ser uma das empresas mais admiradas, a Coca Cola tem enfrentado recentemente problemas com as taxas de obesidade e o respetivo controlo sobre os adoçantes artificiais. A par disso, sabe-se também que a empresa vai ter de reduzir custos em 2015, cortando postos de trabalho.
Artigo original aqui.
Comentários
Enviar um comentário