Obrigado!


O agradecimento de dois amigalhaços começa assim:
 - Muito obrigado!
 - Não! Obrigado tu!
 - Pelo amor de Deus homem eu é que lhe agradeço!
 - Não! Eu é que agradeço!
...

Atualmente temos a mania de agradecer por tudo e por nada. Para muitos é uma questão de educação, outros uma mera teimosia desvalorizando o verdadeiro sentido da palavra.

Ora vejamos alguns exemplos:

Um amigo te convida para ires jantar à casa dele e no final do jantar ao ires embora ele diz:
 - Obrigado por vires! (Afinal, foste e comeste de borla, não vais lavar os pratos, levas uma         marmitazita para casa e ainda agradecem-te).
 - Não! Obrigado eu!
 - Eu é que agradeço o convite! (Obviamente que tu é que devias agradecer! Senão tinhas que ficar em casa, fazer o jantar, lavar os pratos etc, etc.).

Um amigo de infância conta-te que envolveu-se com a tua namorada (refere que foi apenas uns amassos, nada que teve algum significado para os dois). Primeira resposta:
 - É pá! Obrigado por seres um amigo sincero e frontal, e...
 - Não! Eu é que agradeço por seres um amigo compreensivo e por desculpares-me...
 - Não, de jeito nenhum! Eu é que agradeço por me teres contado, assim já fico a saber que não tenho futuro com ela. (Ainda, zangam-se, não pela traição mas pela teimosia do agradecimento).

No trânsito (durante uma fiscalização surpresa):
 - Sr. condutor documentos do carro por favor - O polícia te passa uma multa por não teres um documento em dia e no final da operação diz:
 - Obrigado Sr. condutor e uma boa viagem! Respondes:
 - De nada Sr. Agente! (Que parvoíce! Acabaste de ser multado, esvaziou-te os bolsos e ainda agradeces!)

Vais ao centro comercial, entras numa loja de roupas e desarrumas tudo procurando uma determinada peça. Como não encontras nada no teu gosto vais embora sem comprar nada.
A empregada aparece e diz:
 - Obrigado pela preferência, volte sempre! (Afinal foste apanas dar mais trabalho à empregada e ainda ela é que te agradece).

...

E acaba assim:
 - Ok! Agradeço eu Primeiro e pronto! Não precisas e não tens que agradecer-me. 
 - Não! Tás a dizer que sou mal educado e que não agradeço as coisas? Eu vou me chatear consigo e agora é que não agradeço!

Um dia havemos de criar uma Lei que proibisse os agradecimentos sem sentido!



Comentários